Trem Maria Fumaça, uma viagem de retorno ao passado

O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho e suco de uva branco. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.

A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva tinto. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música, alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno, com início em Carlos Barbosa e finalização em Bento Gonçalves. 

Passeio de Maria Fumaça - Um retorno ao passado

O trem do vinho, como é carinhosamente conhecido, é uma das grandes atrações da Serra Gaúcha, um passeio turístico-cultural que preserva viva as tradições de nossos antepassados, através de apresentações artísticas de música italiana, gaúcha e degustações de vinho, espumante e suco de uva. Além disso, a empresa tem uma grande preocupação em manter viva e preservada a cultura ferroviária.

Como tudo começou

A rede ferroviária chegou à região no início do século XX, facilitando o escoamento da produção de vinho e demais produtos locais, proporcionando uma base econômica sólida para os municípios da região. A linha entre Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e foi finalizada somente em 1919. Transportou passageiros até a metade dos anos 70 e cargas até a metade dos anos 90.

Suas atividades foram retomadas para fins turísticos pela empresa Giordani Turismo, fundada em 17 de novembro de 1992 com o propósito de operar o passeio de Maria Fumaça. No começo a manutenção era realizada em parceria com a Rede Ferroviária Federal. Após a privatização da Rede Ferroviária, a Giordani Turismo passou a ser responsável por toda manutenção e conservação dos equipamentos, da linha ferroviária e das estações e prédios ferroviários. Com o passar dos anos os passeios foram aumentando e sendo reconhecidos internacionalmente.

O Trajeto

A Maria Fumaça percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa em um percurso de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min. As três cidades foram colonizadas por imigrantes italianos e preservam seus costumes e tradições, retratados no passeio de Trem.

Degustações

Na plataforma de Bento Gonçalves são servidas degustações de vinho tinto e suco de uva branco, a festa continua na parada em Garibaldi onde é degustado espumante moscatel e suco de uva tinto.

Atrações

No passeio mais animado da Serra Gaúcha você viverá a alegria da cultura local, através das apresentações Gaúchas e Italianas que se apresentam nas estações e durante o trajeto passando de vagão em vagão.